Um tema WordPress é formado por um conjunto de arquivos de modelo de formatação (templates) e estilos responsáveis por definir como seu site será apresentado para quem acessá-lo.

Como o tema é quem decide como o conteúdo do site é exibido, ele tem um impacto muito grande no sucesso do site já que ninguém gosta de ler um texto num site que dificulta sua leitura, por exemplo. Por isso compartilharei nesse post algumas dicas sobre o que levar em conta ao escolher um tema para seu site WordPress.

1. Compatibilidade com atualizações

Ter um tema compatível com a versão mais recente do WordPress é algo essencial pois, a cada atualização, novos recursos são adicionados e, principalmente, correções de segurança são lançadas.

Como a maioria dos temas pagos informa a compatibilidade com as versões do WordPress em sua descrição, você conseguirá essa informação antes de comprá-lo.

Caso você esteja usando um tema gratuito do repositório oficial de temas do WordPress, basta conferir a data da última atualização. Se o tema não recebe atualizações há muito tempo, dificilmente ele será compatível com as novas versões do WordPress e recursos lançados nelas.

De nada adianta ter um tema lindo que contém problemas de segurança, não é mesmo?

2. Ser responsivo

Sei que isso já é algo batido de ser dito em 2019 mas é sempre bom lembrar:

Grande parte dos acessos à internet é feita por dispositivos móveis (tablets e smartphones) e muita gente sequer possui um computador em casa (laptop ou desktop).

Por essa razão, é importante garantir que seu site também seja bem apresentado em smartphones e tablets para que seus visitantes possam ler seu conteúdo ou então comprar seus produtos ou serviços sem que seja preciso partir para um computador.

Apresentação do tema Twenty Nineteen em um laptop, tablet e smartphone
Apresentação do tema Twenty Nineteen em um laptop, tablet e smartphone

Você pode testar se um tema é responsivo acessando o site de exemplo do tema diretamente em seu celular ou então redimensionando a janela de seu navegador caso você esteja testando-o em um computador. Se o tema se adaptar ao novo tamanho da tela, ele é responsivo 🙂

3. Download de um local seguro

Sabe aquele tema pago que você encontrou baratinho ou até mesmo de graça num site qualquer? Fuja que é cilada!

A maioria dos temas premium oferecidos gratuitamente ou por um precinho camarada contém malwares, backdoors ou brechas de segurança para que, assim que você instalá-lo em seu site, alguém consiga roubar os dados dele ou tomar o controle total do site.

Imagina que lindo você ter os dados de seus clientes e visitantes roubados por que você baixou uma versão nulled/pirata de um tema? 😭

Captura de tela dos temas em destaque em wordpress.org/themes

Então não caia nessa e baixe temas apenas do repositório oficial ou de sites confiáveis.

4. Integração com plugins necessários ao seu site

Outro ponto importante é analisar se o tema que você pretende usar tem uma boa integração com os plugins necessários para que seu site funcione.

Por exemplo, se você pretende usar o WooCommerce para construir uma loja online, verifique se o tema tem recursos específicos para esse plugin. Assim você economiza tempo adaptando o tema manualmente depois.

A mesma dica vale para o BuddyPress (plugin para criação de redes sociais), plugins de ensino a distância e cursos como LearnPress e Sensei ou qualquer outro plugin com recursos muito específicos.

5. Suporte dos desenvolvedores

Por último mas não menos importante, temos o suporte do tema que é aquele momento em que você precisa entrar em contato com a equipe de desenvolvimento para reportar um bug, sugerir melhorias ou tirar dúvidas.

Um dos principais diferenciais oferecidos por temas pagos é seu suporte oficial que te coloca em contato direto com os profissionais que desenvolveram o tema.

Isso é excelente quando funciona 😛

Então sempre dê uma olhada nas reviews do tema antes de comprá-lo para saber se o time de desenvolvimento realmente responde as dúvidas enviadas.

Captura de tela do WordPress.org exibindo o botão para acessar o fórum de suporte de um tema.

Se você escolheu usar um tema disponível no repositório oficial do WordPress.org, melhor ainda.

Você pode acessar o fórum do tema clicando em Ver fórum de suporte na página do próprio tema.


Curtiu as dicas ou usa um processo diferente para escolher um tema para seus projetos? Vamos conversar nos comentários 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.