Novo tema do site

Mantendo a tradição de mudar o tema do site a cada 3 anos, decidi mudar o tema ativo em meu site há algumas horas atrás.

Mantendo a tradição de mudar o tema do site a cada 3 anos, decidi mudar o tema ativo em meu site há algumas horas atrás.

Escrevi sobre o processo de desenvolvimento do tema anterior usando o Odin como base nesse post em 2016.

Escolhendo o tema

Dessa vez escolhi não desenvolver meu próprio tema e sim usar um tema já pronto e tive como principal critério o suporte aos recursos oferecidos pelo novo editor de blocos do WordPress lançado em Dezembro de 2018 na versão 5.0 (e testado por 2 anos antes disso como o plugin Gutenberg).

Como eu já estou utilizando o plugin Stackable – Gutenberg Blocks desde o ano passado, decidi utilizar o tema desenvolvido pela mesma equipe nessa nova fase do blog.

Imagem exibida no cabeçalho do plugin Stackable – Gutenberg Blocks no repositório de plugins do WordPress.org

O tema Stackable está disponível no repositório oficial de temas do WordPress.org e pode ser instalado diretamente por seu painel administrativo assim como o plugin.

Configurando o site

O processo de configuração do novo tema foi bem simples por que já utilizo o editor de blocos desde sua fase de testes e não foi necessário fazer muitas adaptações para o novo tema.

Os únicos pontos em que precisei focar foram widgets e página inicial que foi totalmente refeita com blocos (o que facilita bastante em futuras alterações).

Ao mudar de tema, os widgets são desativados automaticamente quando o WordPress não encontra uma nova área de widgets com o mesmo nome da área anterior. Nesse caso, foi necessário apenas acessar Aparência > Widgets e mover os widgets necessários da seção Widgets inativos para a nova área de widgets.

A página inicial foi um pouco mais trabalhosa mas acredito que consegui um bom resultado com os seguintes blocos em menos de 1h:

  • Header (Stackable).
  • Posts (Stackable).
  • Separator (Stackable).
  • Botão (um padrão do WordPress e outro do Stackable).
  • Media & Text.

Acredito que agora estou preparado para mudar de tema daqui 3 anos de novo 😛

2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Rafael Funchal

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading