17 meses na MailPoet

Trabalhei durante 17 meses na MailPoet e falarei um pouco sobre o que aprendi e fiz durante esse período.

Trabalhei durante 17 meses na MailPoet, empresa focada em desenvolver um plugin de gerenciamento e disparo de newsletters para WordPress, e esse ciclo se encerrou em Julho. Falarei um pouco sobre o que aprendi e fiz durante esse período.

MailPoet no repositório de plugins

MailPoet (antes conhecido como Wysija Newsletters) é um plugin para WordPress presente em mais de 200.000 sites pelo mundo todo.

Envie newsletters, notificações de posts ou autoresponders pelo WordPress facilmente e de um modo bonito. Comece a capturar assinantes com nosso widget agora.

Agora que você já sabe o que MailPoet é, vou falar um pouco sobre minha experiência na empresa.

Trabalho remoto

A MailPoet, empresa francesa, não tem um escritório central e todos os membros trabalham em home office ou em algum coworking selecionado por eles mesmos.

Home office ainda é uma novidade para a maioria das empresas aqui no Brasil, mas é algo que está crescendo bastante.

Montar seu próprio escritório em casa é muito mais do que somente uma mesa e um laptop.

  • Laptop
  • Mesa
  • Cadeira
  • Conexão a internet
  • Decoração (parece bobeira, mas é importante)
  • Telefone
  • Limpeza
  • Café, café e mais café

Na maioria das vezes startups e autônomos não têm como manter toda essa estrutura. Aí entra a opção dos coworkings que são ótimos caso você não queira se preocupar em montar todo seu ambiente de trabalho e, principalmente, mantê-lo sozinho.

Um site muito bom para encontrar um espaço de coworking em sua região com salas disponíveis ou apenas uma mesa é o Deskovery.

Trabalhar em uma equipe inteiramente remota exige muito comprometimento e, obviamente, ferramentas certas:

  • Slack: Serviço de chat que bombou em 2014
  • Github: Controle de versão de código
  • Trello: Gerenciamento visual de tarefas
  • Google Calendar: Gerenciamento das reuniões e prazos
  • Google Docs: Criação colaborativa em tempo real de documentos e planilhas
  • Google Hangout: Para conversas e reuniões

Caso você ainda não tenha tido a experiência de trabalhar remotamente, cogite a ideia de falar sobre isso com sua equipe. Antes leia mais sobre as vantagens e desvantagens do home office.

Fuso horário

Além da empresa não ter um escritório central, a equipe de 13 pessoas já chegou a estar dividida em 10 países (França, Espanha, Bélgica, Lituânia, Canadá, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Vietnã e Brasil). Isso gera um pequeno problema quando é necessário encontrar o melhor horário para reuniões onde toda equipe é necessária.

Você precisa madrugar ou então trabalhar até mais tarde para conseguir encontrar seus companheiros de trabalho.

Inglês

Trabalhei como Support Guru respondendo emails com dúvidas de usuários do mundo todo. Assim como nós brasileiros, muitos desses usuários também não têm o Inglês como idioma nativo. Isso criou várias situações engraçadas:

As vezes era mais fácil pedir para que um usuário enviasse o email em seu idioma nativo do que lê-lo num Inglês ruim. A tradução automática do Google Translator era melhor do que a tradução do usuário.

Por ler e escrever em Inglês diariamente nos últimos 17 meses, melhorei muito meu vocabulário e, como a equipe estava em 10 países diferentes, também melhorei meu ouvido ao conversar com pessoas com sotaques extremamente diferentes um do outro. Serei eternamente grato ao time por isso 🙂

Eventos

Como o MailPoet é um plugin para WordPress, nada mais justo do que estar presente em WordCamps.

WordCamp é uma conferência originada nos Estados Unidos sobre tudo o que for relacionado ao WordPress, plataforma opensource de publicação de blogs. São eventos organizados por comunidades de usuários do WordPress ao redor do mundo, onde desenvolvedores, designers, blogueiros e usuários casuais podem assistir palestras e apresentações, trocar idéias e se conhecer num ambiente informal.

Pela MailPoet estive presente nos WordCamps Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Francisco e palestrei em 2 deles sobre como criar newsletters no WordPress.

Palestra no WordCamp Rio de Janeiro 2014

Palestra no WordCamp Belo Horizonte 2015

 

Além de citar a MailPoet na minha apresentação no WordCamp São Paulo 2014:

Resumo dos 17 meses

Além disso tudo ajudei a desenvolver wireframes para algumas telas, criei template HTML para o novo sistema de emails, reportei e testei vários issues no Github, e respondi 11.415 emails para 5.283 usuários (mais do que o segundo e terceiro lugares somados).

Trabalhei bastante e aprendi mais ainda. Muito obrigado por isso time MailPoet 🙂 

3 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Muito bom cara! Pretendo num futuro próximo trabalhar assim também, deve ser muito bom!
    Valeu e se possível, compartilhe mais sobre como foi a experiência.
    Abs

Descubra mais sobre Rafael Funchal

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading