Papel enrolado dentro de uma garrafa de vidro na areia da praia

Conversas assíncronas e profissionais de TI

Sejamos a favor de conversas assíncronas!

Há algumas semanas, vi um profissional de TI reclamando no Twitter sobre o quão incomodado estava em ser contactado via DM (Direct Message/Mensagem direta) as 4am e levantou o questionamento: Alguém entra em contato com médicos nesses horários caso não seja uma emergência?

Embora eu evite tretas devs e a comparação com a área da Saúde seja incrivelmente infeliz já que estamos vivendo uma pandemia no último ano na qual a importância de profissionais da Saúde ficou escancarada (Viva o SUS!), eu gostaria de dizer o seguinte:

Sejamos a favor de conversas assíncronas!

Uma conversa assíncrona é quando alguém te manda a mensagem quando consegue e você responde quando for possível. Em resumo, é uma conversa que não precisa acontecer em tempo real como um papo por telefone permitindo que os envolvidos interajam quando desejarem.

Além disso, sem informar um horário comercial e meios de contato (itens comumente presentes em sites de clínicas e de profissionais da Saúde) em seu site logo abaixo dos links de suas redes, não adianta reclamar que entraram em contato fora do seu horário ou que mandaram DM ao invés de enviar um e-mail.

Ninguém tem obrigação de saber qual seu método de contato preferido (se seus perfis estão listados em seu próprio site, acabam virando canais oficiais também) ou sua localização para saber seu fuso horário (4am para você já é 10am em outro país).

Uma outra dica valiosa é desativar as notificações do celular nos horários em que não deseja receber interrupções. Muitos aparelhos ativam o modo Não Perturbe automaticamente com base no horário mas você pode fazer isso manualmente sempre que achar necessário.


Crédito da imagem destacada: Snapwire

3 comentários

  1. Eu já falava a favor de conversas assincronas anos atrás e continuo achando que as pessoas precisam entender e se habituar com isso.

  2. Verdade!
    Já virei muitas noites trabalhando para entregar projetos, quando precisava avisar por e-mail eu utilizava o recurso de envio programado, para que a mensagem fosse disparada no dia seguinte às 9h. Porém com WhatsApp e outros meios, já tive situações onde coloquei uma tarefa para me lembrar de mandar mensagem pra fulano que ficava muito chateado ao receber DM fora de horário comercial.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: