Retrospectiva 2017

Retrospectiva 2017

Sei que já estamos quase em Março mas, se você é uma daquelas pessoas que acredita que o ano só começa depois do Carnaval, esse post não está tão atrasado assim.

2018 começou em um ritmo insano, porém, eu gostaria de manter a tradição de publicar uma retrospectiva do ano que passou.

Sei que já estamos quase em Março mas, se você é uma daquelas pessoas que acredita que o ano só começa depois do Carnaval, esse post não está tão atrasado assim.

Eventos

Pela Automattic (empresa em que trabalho desde 2015), participei de alguns eventos bem bacanas.

UX Conf BR

Em Maio estive em Porto Alegre para ajudar no stand do WordPress.com e fazer um workshop e uma palestra na UX Conf.

Front in Sampa

No começo de Julho foi a vez de ir novamente ao Front in Sampa, mas dessa vez como patrocinador.

Esse evento foi bem bacana pois pude relembrar meus tempos de Designer fazendo edições nos banners e flyers do Jetpack, WooCommerce e WordPress.com que levamos para o evento. Só não senti saudades em gerenciar prazo com gráficas 😛

PHP Community Summit by Locaweb

A convite da comunidade PHP SP, eu fiz uma palestra nesse evento com o título Fazendo de tudo com WordPress e gostei bastante das discussões geradas após a palestra.

PHP Conference

No final do ano já em Dezembro participei da PHP Conference Brasil que também foi patrocinada pelo WordPress.com.

Conversar com novas pessoas em eventos e compartilhar um pouco de conhecimento é uma experiência sempre motivadora.

Tem um minuto para falar de WordPress?

Caso você acompanhe meu blog ou redes sociais, você já deve ter notado que eu falo bastante sobre WordPress. Inclusive já fui parado em cafés para tirar dúvidas sobre ele 😀

Eu participo da comunidade WordPress em São Paulo onde ajudo a organizar meetups mensais com um público de 30 pessoas por encontro em média e, uma vez ao ano, o WordCamp (evento bem maior com cerca de 200 pessoas).

2017 não foi um bom ano para WordCamps no Brasil já que, além de São Paulo, apenas Porto Alegre organizou o evento. Eu palestrei em Porto Alegre sobre como configurar SSL em sites com Let’s Encrypt, Easy Engine e WP-CLI. Em São Paulo eu repeti a palestra feita no PHP Community Summit.

Embora apenas dois WordCamps tenham sido organizados no Brasil, diversos meetups ocorreram em nosso país.

Além dos eventos, fiz mais algumas coisas relacionadas a WordPress nesse ano também:

Música

Muitos amigos que me conhecem pelo mundo de desenvolvimento web não sabem mas eu sou músico (mais especificamente, baixista). Embora eu arranhe um pouco de guitarra, violão, teclado e programe bateria, o baixo é meu primeiro instrumento por ordem cronológica e de preferência.

Nos últimos anos estive longe da música mas 2017 me puxou de volta para ela. Tanto que terminei o ano montando um set de pedais dos sonhos para tocar na Cantata de Natal na igreja em que participo:

Aprontando várias confusões

A Automattic não tem um escritório físico e todos os funcionários estão espalhados pelo mundo em seus home offices ou coworking spaces. Para diminuir a distância, duas vezes ao ano a equipe se encontra.

Em 2017, o encontro do meu time foi em Playa del Carmen e tive a chance de visitar as pirâmides de Chichén Itzá:

Alguns meses após o encontro do meu time, fui para Whistler no Canadá para encontrar os outros 600 funcionários da empresa. Lá fizemos essa foto com os brasileiros 🙂

Eu também viajo sem ser a trabalho!

Fiz uma viagem de duas semanas com minha esposa por diversas cidades que fazem parte da Estrada Real em Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Fica a dica: Se você não conhece bem o Brasil, não há necessidade de gastar tanto dinheiro com viagens para fora do país.

Conhecer as cidades, suas histórias e tudo isso com uma ótima companhia foi simplesmente maravilhoso.


Embora 2017 tenha sido bem corrido, foi um ano um pouco mais tranquilo do que 2016.

Vamos ver o que 2018 me trará <3

2 comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Rafael, se observamos atentamente em 2017, você produziu, e fez coisas que muita gente não conseguiria realizar. Parabéns, e que em 2018 você consiga realizar 03 vezes mais o que você realizou em 2017.

    Sou admirador do seu trabalho, e por isso sempre estou acompanhando.

    Depois vou procurar no repositório do WordPress
    o plugin citado acima.

    Muito sucesso para você e que 2018 seja o ano do WordPress aqui no Brasil.

Descubra mais sobre Rafael Funchal

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading