WP-CLI

Editando e confirmando o e-mail de administração do WordPress usando WP-CLI

Na dica de hoje, explicarei como usar o WP-CLI para atualizar o endereço de e-mail de administração do WordPress e aprovar a alteração pendente.

Já escrevi algumas vezes sobre o WP-CLI aqui no blog, mas o resumirei como uma ferramenta de linha de comando extremamente útil para gerenciar sites feitos com WordPress. Mais informações sobre o WP-CLI podem ser encontradas no site oficial do projeto: wp-cli.org.

Na dica desta vez, explicarei como usar o WP-CLI para atualizar o endereço de e-mail de administração do WordPress que pode ser atualizado manualmente em WP-Admin > Configurações > Geral > Endereço de e-mail de administração.

Atualizando o e-mail de administração

Com o WP-CLI é possível atualizar o e-mail de administração rodando este comando substituindo NOVO-EMAIL pelo endereço de e-mail que você deseja usar:

$ wp option update admin_email NOVO-EMAIL

Após rodar esse comando ou fazer a alteração manualmente em WP-Admin > Configurações > Geral, a seguinte mensagem será exibida:

Existe uma alteração pendente do e-mail do administrador para NOVO-EMAIL.

Isso significa que é necessário confirmar a alteração de e-mail manualmente acessando a caixa de e-mail e clicando no link enviado pelo WordPress para que a alteração seja realmente aplicada em seu site.

O que eu faço se eu não quiser aprovar a alteração manualmente?

Uma pessoa com pressa

Bom, primeiramente precisamos entender que a confirmação manual existe para adicionar mais segurança ao WordPress, mas há algo que podemos fazer para agilizar esse processo sem aprovar manualmente. Afinal, você já tem acesso SSH ao site o que te dá grandes poderes (e grandes responsabilidades).

Aprovando uma alteração pendente

Caso você tenha certeza de que o endereço de e-mail informado esteja correto e queira agilizar o processo de alteração sem aprová-lo manualmente, você pode usar este comando após o comando anterior para atualizar a opção new_admin_email:

$ wp option update new_admin_email NOVO-EMAIL

Pronto! Ao atualizar a opção new_admin_email com o mesmo endereço de e-mail informado anteriormente em admin_email, a alteração de e-mail é aprovada e a mensagem de que existe uma alteração pendente é removida imediatamente.

Caso seja necessário, você pode limpar o cache do servidor usando este outro comando:

$ wp cache flush

Esses comandos podem ajudar bastante quem administra uma única instalação do WordPress, porém, é extremamente útil e pode economizar horas de trabalho manual na vida de quem administra centenas de sites. Como?

Você pode criar um script para acessar cada um dos sites que você administra e rodar os três comandos de uma só vez ao invés de acessar cada painel ou SSH manualmente.


Espero que tenha curtido a dica. Caso queira receber novos posts em seu e-mail, assine minha newsletter.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre Rafael Funchal

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading