Dica para produção musical: Bounce

Uma dica muito importante para quem, assim como eu, está se aventurando no mundo da produção musical.

Eu já comentei sobre música algumas outras vezes aqui em meu blog mas, desde o ano passado quando produzi e lancei o EP Submerso, tenho tentado ser mais ativo em relação à composição e gravação.

No último sábado tive uma conversa sobre produção musical com alguns amigos (muito obrigado pela ideia de criar esse bate-papo mensal, Vinicius Rezende) e, ao tentar compartilhar o áudio de um projeto no Logic Pro, me dei conta de que alguns VSTI que usei em minhas músicas haviam parado de funcionar. Isso ocorreu porque mudei onde a biblioteca de instrumentos e efeitos estava instalada para um HD externo para economizar espaço de armazenamento do computador.

Embora eu tenha conseguido corrigir o problema realocando a biblioteca do Logic Pro, eu gostaria de deixar a seguinte dica para quem, assim como eu, está se aventurando no mundo da produção musical:

Sempre faça o Bounce de cada faixa/track de seus projetos!

Isso garante que você terá uma versão do áudio criado com instrumentos virtuais e efeitos mesmo que eles não estejam mais instalados em sua máquina após a finalização da mix. Além disso, fazer o Bounce assim que você já estiver feliz com o som da faixa ainda ajudará a economizar memória de seu computador já que o áudio final já processado será reproduzido ao invés de ser processado em tempo real pelos VSTIs e efeitos.

No Logic Pro isso pode ser feito usando as opções Bounce Regions in Place ou Bounce Track in Place mas o nome da função pode mudar dependendo de sua DAW.


Crédito da imagem destacada: Techivation em Pexels

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: