Mantendo a tradição de mudar o tema do site a cada 3 anos, decidi mudar o tema ativo em meu site há algumas horas atrás.
Escrevi sobre o processo de desenvolvimento do tema anterior usando o Odin como base nesse post em 2016.
Escolhendo o tema
Dessa vez escolhi não desenvolver meu próprio tema e sim usar um tema já pronto e tive como principal critério o suporte aos recursos oferecidos pelo novo editor de blocos do WordPress lançado em Dezembro de 2018 na versão 5.0 (e testado por 2 anos antes disso como o plugin Gutenberg).
Como eu já estou utilizando o plugin Stackable – Gutenberg Blocks desde o ano passado, decidi utilizar o tema desenvolvido pela mesma equipe nessa nova fase do blog.

O tema Stackable está disponível no repositório oficial de temas do WordPress.org e pode ser instalado diretamente por seu painel administrativo assim como o plugin.
Configurando o site
O processo de configuração do novo tema foi bem simples por que já utilizo o editor de blocos desde sua fase de testes e não foi necessário fazer muitas adaptações para o novo tema.
Os únicos pontos em que precisei focar foram widgets e página inicial que foi totalmente refeita com blocos (o que facilita bastante em futuras alterações).
Ao mudar de tema, os widgets são desativados automaticamente quando o WordPress não encontra uma nova área de widgets com o mesmo nome da área anterior. Nesse caso, foi necessário apenas acessar Aparência > Widgets e mover os widgets necessários da seção Widgets inativos para a nova área de widgets.
A página inicial foi um pouco mais trabalhosa mas acredito que consegui um bom resultado com os seguintes blocos em menos de 1h:
- Header (Stackable).
- Posts (Stackable).
- Separator (Stackable).
- Botão (um padrão do WordPress e outro do Stackable).
- Media & Text.
Acredito que agora estou preparado para mudar de tema daqui 3 anos de novo 😛
[…] Na era pré Gutenberg (nome do projeto usado para criar o novo editor do WordPress lançado há alguns anos atrás), eu costumava trocar o tema do meu site mais ou menos a cada 3 anos. Comentei sobre o processo de criação dos novos temas anteriormente aqui no blog (2016 e 2019). […]
Hi nice readinng your blog