Na era pré Gutenberg (nome do projeto usado para criar o novo editor do WordPress lançado há alguns anos atrás), eu costumava trocar o tema do meu site mais ou menos a cada 3 anos. Comentei sobre o processo de criação dos novos temas anteriormente aqui no blog (2016 e 2019).
Como esse processo ficou muito mais simples já que grande parte da exibição do conteúdo é de responsabilidade do próprio WordPress e de seu editor, decidi alterar o tema do site e, na semana passada, ativei o tema Blocksy.

Blocksy é um tema WordPress rápido e leve, desenvolvido com as mais recentes tecnologias da web. Ele foi construído com o editor Gutenberg em mente e tem muitas opções que o tornam extensível e personalizável.
Por que decidi alterar o tema em apenas um ano?
Como falei super bem do tema Stackable em Junho de 2019 quando decidi migrar de um tema que eu havia desenvolvido usando o Odin como theme starter, acho válido explicar por que a mudança em tão pouco tempo.
Apesar do Stackable ser um ótimo tema e funcionar maravilhosamente bem com o editor de blocos e com o plugin Stackable Blocks (plugin desenvolvido pela mesma equipe para adicionar blocos ao Gutenberg e que continuo usando no site), ele possui alguns problemas de gerenciamento de traduções que preferi parar de ignorar.
Apesar do Stackable estar 100% traduzido no translate.WordPress.org, as traduções não são lidas pelo tema e sequer são instaladas no site.
Eu decepcionado com isso
Quando decido usar plugins ou temas desenvolvidos por outras pessoas, eu gosto de traduzi-los completamente para pt-BR. Além de garantir a exibição de todos os textos e seções traduzidos em meu site, é algo que também ajuda todas as pessoas que estejam usando o mesmo plugin ou tema em seus sites.
Assim como fiz com o Stackable quando decidi usá-lo, traduzi completamente o tema Blocksy e, conforme esperado, o WordPress encontrou as traduções do tema e tudo funcionou perfeitamente.
Configurando o site
Como eu reconstruí a página inicial do site no ano passado ao migrar para o tema Stackable, o conteúdo de meu site já estava adaptado ao editor do WordPress. Por essa razão, o processo de configuração do novo tema foi bem simples e foi feito totalmente na seção Aparência > Personalizar.



O tema Blocky possui, entre vários outros recursos, as seguintes seções que podem ser personalizadas:
- Cabeçalho
- Rodapé
- Barra lateral
- Cores
- Tipografia
- Desempenho
- Exibição de tipos de posts (posts, páginas etc.)
- Suporte ao Schema.org
- Posts relacionados
Com isso, só precisei aplicar as cores que costumo usar em meu site, configurar como eu gostaria de exibir as páginas, menus e widgets e tudo pronto 🙂
Gostou das alterações ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário!